quarta-feira, 19 de março de 2008

Na Lei da Selva

Este texto não é de hoje, mas em dia de "estreia" aproveito para colocar aqui:

Na Lei da Selva! Quem sobrevive!? O mais forte, o mais ágil, o mais veloz, em suma os mais aptos para a sobrevivência e disseminação da espécie.
Na Lei dos Humanos! Quem sobrevive!? O mais inteligente, o mais bonito, o mais charmoso, o mais falso, o mais poderoso.
Nós Espécie Humana gostamos de vangloriar o nosso lado de animais racionais, será que seremos assim tão diferentes das outras espécies animais?
O HOMEM É O ANIMAL MAIS PERIGOSO DE TODOS!! Isto é um dado adquirido, somos movidos por instintos básicos, pela Ganância, Poder, Medo, medo de tudo, do que nos rodeia, da vida, da morte, somos uma espécie completamente toldada e consumida por estes sentimentos.
A nossa sociedade tenta criar-nos numa cultura de valores, de bondade, honra e humanismo, respeito pelo próximo; como é possível tamanha hipocrisia, esta mesma sociedade que se rege pela mesma lei que a Lei da Selva, onde o Lema é este: ”Apenas os mais Fortes, Bonitos, Poderosos, etc....Sobrevivem” quem não tem nenhum destes requisitos serve para Nascer, Crescer, Trabalhar e Morrer..que porra de Mundo mais imperfeito este, assim como nós somos imperfeitos conseguimos criar uma realidade feita à nossa imagem e semelhança. Por isso quando se diz que Deus criou o Mundo e o Homem à sua imagem e semelhança, eu digo que Deus tão Imperfeito!! E se existir deve ser mesmo Bonito, Inteligente, Poderoso, Falso; para nesta vida se sobreviver segundo a Lei da Selva.
Que afinal buscamos nós nesta vida??Alguém me consegue Explicar?? As motivações são pessoais e diversas mas o objectivo final é deixar uma marca, o ser Humano necessita de atenção e como tal precisa de a fazer, seja através de um feito ( desportivo, científico, literário, musical), através de descendentes ou de pessoas que se cruzaram com essa pessoa, de uma lápide gravada....
Sempre queremos mostrar que a nossa Vida não foi vivida em vão, que não foi vazia ou desprovida de significado, mas será que conseguimos?? Ai tantas perguntas retóricas, tanta falta de respostas.
Solução:VIVE!! Ou SOBREVIVE!!


14/07/2007

1 comentário:

Irritadinha disse...

A teoria evolucionista de Darwin aplicada à humanidade. Parece-me bem. Só peca por um pormenor, como a espécie humana conseguiu aliar a componente emocional, não sendo apenas fruto da espirituosa biologia… será então necessário arranjar uma teoria complementar para nos auxilia no entendimento desta selva humanóide. Não me tentando armar me Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, acho que Fromm explica alguns pontos importantes desse necessário complemento no seu livro “A arte de amar”.

Assim como os outros animais, o Homem nasce para dar continuidade à espécie, e pouco mais – isto do ponto de vista biológico. Depois ele foi fadado, ou quiçá adquiriu com mérito o livre arbítrio, e pode escolher fazer algo mais do que dar continuidade à espécie… se quiser, claro. É um assunto complexo e com muitos factores à mistura, mas “Na lei da selva” é de facto uma boa abordagem a esta temática.