segunda-feira, 24 de março de 2008

2ª Viagem: Madrid com o Nuno (10/04/06-13/04/06)

Depois de uma conversa em Malaspiña (bar de tapas de eleição) com o Nuno e depois da leitura do Evangelho (Saramago).
O Bem e o Mal (ou Deus e o Diabo). Poderão existir os dois existir um sem o outro? O bem de alguém, poderá ser o bem do outro? Quem sabe se o seu bem é o correcto, e o do outro o errado? Quem somos nós (Ocidentais) para decidir o que é o bem do Mundo? Porque será que somos tão prepotentes para decidir-mos tudo conforme nossa vontade? Tantas perguntas, tão poucas respostas, ou respostas que abrangem o pensamento de alguém.
Para mim nem bem, nem mal podem existir separadamente, se tal fosse possível, viveríamos noutra realidade ou noutro planeta, pois nós humanos não conseguimos fugir à nossa verdadeira natureza animal, somos cruéis e maus, com pequenas doses de bondade e humanismo.
O bem sendo um juízo de valor de cada um tem necessariamente único e indissociável da própria pessoa, e como tal nunca poderemos afirmar veemente que o nosso bem é o correcto, pois sendo o bem um conceito subjectivo não há o totalmente certo e o totalmente errado.
Nós Ocidentais habituamos-nos a considerar os outros povos (principalmente muçulmanos) bárbaros e selvagens, mas e se nos pusermos no outro lado da moeda; e se os muçulmanos estivessem na nossa situação de poderio económico e militar e nós estivéssemos na idade média a queimar pessoas na fogueira, que eram considerados extremistas!? O mundo evolui bem como as mentalidades, a nossa Idade Média já passou, a dos EUA está no auge, mas em vez de caravelas e espadas, temos agora aviões a jacto e armas de destruição maciça com um poder destrutivo imensamente maior, como tal os tempos são difíceis, pois nós Europa somos subserventes e testemunhas silenciosas do novo “Deus” do Mundo que vai até aos outros povos por motivos económicos fazendo passar a mensagem que o fazem para o bem da humanidade (superioridade ideológica e interesses de valores), pondo a sua própria sociedade escrava da denominada cultura do medo.
Seremos nós Ocidentais, assim tão diferentes dos muçulmanos? Que cada tire as suas próprias conclusões.


15/04/2006

1 comentário:

Anónimo disse...

Xiii, uma autenticas bestas é o que somos pá! Sou de todo, de acordo contigo! O humano é o tubarão, em que a lei do mais forte prevalece!! Tenho orgulho em ti Bro, dá-le cum força