quinta-feira, 7 de maio de 2009

i num instante tudo muda


Imagem roubada daqui: http://miamespia.blogspot.com/2009/05/ja-nasceu.html

Com alguma expectativa e curiosidade esperava o lançamento do novo jornal português i. Mais que a campanha publicitária bem conseguida, o seu interesse foi despertado a partir do momento em que soube que uma amiga ia participar no projecto, e que ia finalmente concretizar um dos seus grandes sonhos, o de ser JORNALISTA. A percepção da realidade i foi sendo assim, lentamente apreendida à medida que lia e via posts sobre o jornal.

Eram 11 da manhã quando decidiu ir comprá-lo à papelaria perto de casa. Quando chegou, dirigiu-se à zona dos jornais e passou os olhos pela prateleira, mas não o encontrou . Perguntou então pelo i e responderam-lhe: “ Está aqui no balcão, tens sorte que é o último”. Não pode deixar de sorrir ao pegar-lhe, estava orgulhoso notava-se e o primeiro pensamento que surgiu, para além de recordar a amiga, foi o de notar instantaneamente o tamanho das páginas. Surpreendeu-se com a dimensão mais reduzida (para além do redução do tamanho das páginas, o número de páginas) e começou a folheá-lo lentamente e com muita atenção. Mais que conteúdos, títulos, grafismo ou organização buscava um nome, ou iniciais de um nome, queria ler em primeiro as notícias escritas por ela. Mas naturalmente à medida que letras e palavras desfilavam à frente dos seus olhos, foi notando a separação das secções em 4 letras A- Opiniões, B- Radar, C- Zoom, D- Mais. Curioso, esperava o habitual: Destaque, País, Mundo, Economia, Sociedade, Desporto… mas não foi isso que encontrou. Finalmente encontrou o que procurava, e sorriu ao ler as palavras escritas pelo “punho” de quem conhecia, respeitava e admirava.

Depois de ler algumas notícias ficou com algumas ideias sobre o i, entre elas que este formato mais compacto e ao mesmo tempo mais light, era possivelmente vantajoso para um jornal diário. Uma vez que a actualidade em que vivemos é imediata e veloz, e a informação que é actual no momento, muito rapidamente fica desactualizada, nada como complementar um jornal cómodo, de fácil transporte e rápida “absorção” com um site bem organizado e que o complementa na perfeição.

Para mim o i hoje ganhou um significado maior: imediato, ideia, informação, inovação, irreverência e inteligência …

Dedicado com muito carinho a MAB

1 comentário:

MaB disse...

Obrigada pelas palavras e pelos elogios. Sinto-me uma verdadeira privilegiada: por participar num projecto assim, e por poder partilhá-lo com todos os que vivem comigo este entusiasmo...
beijinhos