sexta-feira, 9 de maio de 2008

O que é um amigo ?

Citações:

Os verdadeiros amigos são os solitários juntos

Autor: Bonnard , Abel

Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e igualmente, de todos, aquele que menos nos preocupamos em adquirir

Autor: La Rochefoucauld , François

Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo
Autor: Voltaire
Olhou para estas citações e ponderou durante uns momentos, o que é um amigo? Será que alguém conseguirá um dia realmente definir amigo, abanou negativamente a cabeça e mergulhou no âmago de si mesmo.
Após uns momentos de reflexão chegou à conclusão que amigo mais que uma definição abstracta era uma acção, ou um conjunto de acções que cada pessoa tinha para com um, ou vários semelhantes seus. Com esta conclusão surgiu uma questão "poderá ser considerado amigo, quem se vê apenas uma vez na Vida, ou alguém que conviveu connosco em crianças e que se separou de nós, durante um grande período das nossas vidas, voltando a reaparecer anos mais tarde?"
Deixou a questão amadurecer em si durante segundos, que rapidamente se transformaram em minutos, horas, dias e semanas...quando achou que tinha chegado o momento, despejou uma torrente de palavras que lhe inundava a mente e o coração, num espaço virtual que lhe servia de refúgio e confidente, sempre disponível para "ouvi-lo" por mais disparatadas ou irrealistas que fossem as suas ideias, pensamentos, reflexões e emoções.
A luz azul, rosada e suave do amanhecer penetrava no seu quarto, os pássaros chilreavam, as notas de piano ecoavam pelas paredes, e pela sua pele penetrando mais fundo que tudo em seu redor, não esquecendo a melodia incessante das teclas do seu computador que ele tocava como se delas pudesse sair música e não palavras, como se realmente sentisse todo o mistério da música que não conseguia tocar, e apenas conseguia desejar. Voltou a si, como se toda a descrição do amanhecer não passasse de um sonho, e a questão o que é um amigo tomasse um carácter urgente, frenético até, como se disso dependesse a sua vida.
Respirou fundo, deixou a música soar no ar, e as palavras transformaram-se na sua melodia. Após breves fragmentos de memórias das suas viagens, consegui-o descortinar o que buscava, e sentiu que na Vida, poucas coisas são mais puras e inocentes que uma amizade de uma viagem, independentemente desta se prolongar por segundos, minutos, horas..."cada um dá o que têm, o que É sem armaduras, máscaras ou subterfúgios utilizados no dia-a-dia, para sua protecção psicológica e sentimental, naquele momento distantes de sua casa ambos SÃO..isso basta. A amizade da infância tal como a das viagens reveste-se de uma inocência especial, as crianças apesar da condição animal do ser humano, reflectem o dom inato que estas e as outras crias da natureza apresentam, ainda sem os traços mais negativos da sociedade. Muito interessante é o facto da possibilidade, de passarem uma idade tão importante como é adolescência e inicio da juventude sem se falarem, ou contactarem, e surgindo alguma oportunidade, interesses ou gostos comuns que pareciam distantes ou adormecidos à tanto tempo, voltarem à vida repentinamente, como se todos esses anos não passassem de breves momentos que seriam rapidamente esquecidos e ultrapassados, como se nunca se tivessem desligado".
Quando acabou já era manhã, azul e radiosa, uma verdadeira manhã primaveril...sorriu e desejou que essa amizade infantil, não se tivesse perdido no tempo mas antes fortalecido, "ingénuo!? talvez...às vezes sabe bem sê-lo".

2 comentários:

MaB disse...

É incrível como as quebras ajudam a perceber que algumas coisas mudam...e outras não!! Ainda bem!!
:D

Irritadinha disse...

Na minha ingenuidade digo, não é preciso saber definir amigo, será necessário sim, saber reconhecer e mais importante, sentir um amigo.